Você busca por livros sobre TDAH na Amazon? A gigante do varejo oferece uma vasta seleção dessas obras, tanto físicas quanto para Kindle. A promessa é sempre a mesma: oferecer dicas valiosas para ajudar quem vive com o transtorno e suas famílias.
Informação imprecisa por toda parte?
Mas será que toda essa promessa se cumpre? Parece que não. A inteligência artificial (IA), popularizada por ferramentas como o ChatGPT, inundou o catálogo da Amazon com livros escritos por máquinas. E, acredite, isso inclui títulos sobre TDAH.
O grande X da questão é que muitas informações contidas nesses livros podem ser imprecisas ou, pior, totalmente incorretas. Uma reportagem do jornal The Guardian levantou a lebre sobre o assunto. Quais seriam alguns desses títulos?
- “Navigating ADHD in Men: Thriving with a Late Diagnosis”
- “Men with Adult ADHD: Highly Effective Techniques for Mastering Focus”
- “Time Management and Overcoming Anxiety”
- “Men with Adult ADHD Diet & Fitness”
Para ter certeza sobre a origem dessas obras, o jornal enviou oito livros para a Originality.ai. Essa empresa é especialista em identificar conteúdo gerado por inteligência artificial. E o resultado… bem, fala por si só.
A companhia relatou que todos os livros testados obtiveram uma pontuação de 100% em detecção de IA. Isso significa que os sistemas da Originality.ai têm alta confiança de que essas obras foram inteiramente escritas por algum chatbot. Dá para confiar em informações médicas vindas de uma máquina sem revisão?
Especialistas no tema já falam: plataformas de venda online, como a Amazon, parecem ter se tornado um verdadeiro “território sem lei”. A ausência de regulamentação específica para publicações criadas por IA abre caminho para a propagação de informações que, além de imprecisas, podem ser perigosamente enganosas. Os testes apontam: alguns livros sobre TDAH na Amazon parecem ter sido totalmente escritos por inteligência artificial.