Sabe aquela situação incômoda de motociclistas usando as passarelas de pedestres? Pois é, pode estar perto do fim em Salvador. Um projeto na Câmara Municipal quer instalar bloqueadores para impedir o acesso desses veículos. A sugestão vem do vereador Marcelo Guimarães Neto e foi publicada nesta segunda (05). O texto também sugere mais rigor na aplicação das leis de trânsito na cidade.
O vereador justifica a proposta lembrando que o Código de Trânsito Brasileiro, em seu Artigo 193, já considera essa prática uma infração gravíssima. Sabe o que isso significa? Transitar com o veículo em passarelas, calçadas e passeios é proibido! Para realmente coibir essa conduta comum entre motociclistas, a ideia é usar os chamados “currais”, estruturas físicas nas entradas das passarelas.
A solução proposta
Essas estruturas são pensadas de forma inteligente. Elas permitem que as pessoas passem tranquilamente, sem atrapalhar, inclusive quem usa cadeira de rodas ou tem dificuldade de locomoção. Mas, para as motocicletas e outros veículos motorizados, o caminho fica bloqueado. É uma barreira física eficaz para garantir a segurança dos pedestres.
É importante saber, porém, que esse não é um projeto de lei. É um projeto de indicação que tramita na Câmara. O que muda? A Prefeitura de Salvador não é obrigada a seguir a sugestão do vereador. Mas, se a ideia for bem aceita pelo executivo municipal, aí sim a cidade terá que elaborar um plano para colocar esses dispositivos em todas as passarelas da capital baiana.