A inteligência artificial (IA) vem mostrando sua força, transformando a economia e chegando ao dia a dia de pessoas em todo o mundo. Sua adoção cresce rápido globalmente, impulsionada por novas tecnologias e a busca por mais eficiência e inovação. Não é à toa que este assunto foi destaque entre as principais tendências no Web Summit Rio 2025.
O que é inteligência artificial?
Mas, afinal, o que é inteligência artificial? Ela é um campo da ciência da computação focado em criar sistemas capazes de simular habilidades humanas de pensar. Basicamente, a IA usa algoritmos e modelos complexos para processar dados, identificar padrões e até tomar decisões, evoluindo com a experiência.
IA no dia a dia: Uma assistente poderosa
Como a inteligência artificial impacta o nosso dia a dia? No ambiente de trabalho, a IA deixou de ser algo distante e se tornou uma ferramenta fundamental. Ela atua como uma assistente, simplificando desde a redação de documentos e organização de ideias até a otimização de apresentações.
A tecnologia auxilia na construção de fluxos de trabalho mais eficientes e cuida de tarefas burocráticas, como agendar reuniões. Pense em quanto tempo isso pode economizar! A IA está ali para nos ajudar a focar no que realmente importa.
IA física: Indo além do digital
Enquanto muito se fala da IA no mundo digital, impulsionada por algoritmos, há também o avanço da IA física. Essa área representa a inteligência artificial em robôs e outros dispositivos que podemos tocar.
É a materialização da IA, permitindo que a tecnologia interaja diretamente com o ambiente ao redor. Sistemas robóticos agora realizam tarefas no mundo real e respondem a estímulos físicos de forma dinâmica, usando dispositivos inteligentes.
A união da IA e a computação quântica
Atualmente, a IA já tem muitas aplicações, como assistentes virtuais e ferramentas médicas. Sua capacidade de aprender e melhorar vem do machine learning e deep learning, analisando muitos dados.
Paralelamente, a computação quântica usa a física para resolver cálculos complexos muito mais rápido que os computadores atuais. Imagina juntar essa velocidade com a inteligência artificial?
Essa união pode transformar ferramentas de IA, como as generativas, em uma escala muito maior. A computação quântica pode acelerar o treinamento de modelos de IA, enquanto a IA pode ajudar a gerenciar sistemas quânticos, que são bem complexos.