Será que a jornada de trabalho 6×1 está com os dias contados no Brasil? O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se posicionou a favor do fim deste modelo. Essa fala pode aumentar a tensão entre o governo e os empresários do país, que já demonstram preocupação com a proposta.
Durante as comemorações do Dia do Trabalhador, Lula falou sobre o tema. Ele afirmou que o governo vai abrir espaço para debater uma proposta que busca reduzir a carga horária semanal. Essa Proposta de Emenda à Constituição (PEC) foi apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP).
O presidente declarou que ‘É hora de o Brasil dar esse passo’, defendendo que a jornada atual ‘obriga trabalhadoras e trabalhadores a atuarem por seis dias’. Segundo ele, é fundamental ‘ouvir todos os setores’ para ‘garantir mais equilíbrio entre trabalho e qualidade de vida’.
Empresários da indústria e do comércio ainda não responderam diretamente a Lula sobre o assunto. No entanto, eles já se posicionaram publicamente contra alterações no modelo atual, como falou o Metrópoles. A expectativa é que o tema ganhe espaço de debate dentro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, um grupo que reúne representantes de diversos setores da sociedade.