Noite tensa em Fortaleza. O apito inicial ecoa. O Vitória pressiona, mas a rede não balança. O Ceará responde. O relógio avança, a torcida prende a respiração. Um escanteio. Marllon, livre, cabeceia. Gol do Vozão. O placar muda. O Leão sente o golpe. O Z4 se aproxima.
A invencibilidade do Vitória no Brasileirão chegou ao fim neste sábado (3), diante do Ceará, no estádio Presidente Vargas. O time baiano, que vinha de quatro jogos sem perder, foi superado por 1 a 0 e agora amarga a 17ª posição, dentro da zona de rebaixamento, com apenas seis pontos em sete rodadas. O Ceará, por sua vez, subiu para a quinta colocação, somando 11 pontos e consolidando sua terceira vitória na competição.
O reencontro teve clima especial: Léo Condé, técnico do Ceará, reencontrou o Vitória, clube que comandou no acesso à Série A em 2023. Mas, desta vez, foi o comandante do Vozão quem sorriu ao apito final.
“Sabíamos da dificuldade do jogo, mas a equipe se portou bem, soube sofrer e aproveitou a chance que teve”, destacou Marllon, autor do gol decisivo, após a partida.
O jogo começou com o Vitória pressionando e criando as melhores chances. Aos 5 minutos, Néris cabeceou com perigo. Aos 14, Carlinhos quase abriu o placar, mas finalizou para fora. O Ceará respondeu em bola parada, com Mugni levando perigo ao gol de Lucas Arcanjo. O primeiro tempo seguiu equilibrado, com chances para ambos os lados, mas sem gols.
Na volta do intervalo, o Ceará voltou mais agressivo. Logo no início, Pedro Henrique acertou o travessão em cobrança de falta. Aos 10 minutos, veio o lance que mudou o jogo: escanteio cobrado por Matheus Bahia, Marllon subiu sozinho e cabeceou para o fundo das redes. O Leão tentou reagir, mas parou na defesa cearense e nas defesas seguras de Fernando Miguel.
O técnico Thiago Carpini mexeu no time, colocando Wellington Rato, Erick e Léo Pereira para buscar o empate. O Vitória até criou oportunidades, principalmente com Wellington Rato, mas não conseguiu superar o goleiro adversário. O Ceará ainda teve chances de ampliar, mas Lucas Arcanjo evitou um placar maior.
Com o resultado, o Vitória amplia o jejum de vitórias fora de casa, que já dura dois meses. O próximo desafio do Leão será pela Copa Sul-Americana, na terça-feira (6), contra o Defensa y Justicia, no Barradão. Pelo Brasileirão, o time volta a campo no sábado (10), diante do Vasco, também em Salvador.
Ficha técnica do jogo
- Ceará 1 x 0 Vitória
- Gol: Marllon, aos 10 minutos do 2º tempo
- Local: Estádio Presidente Vargas, Fortaleza (CE)
- Data: 03/05/2025
- Cartões amarelos: Lucas Braga, Matheuzinho, Claudinho (Vitória)
- Arbitragem: Alex Gomes Stefano (RJ), Luiz Claudio Regazone e Thiago Rosa de Oliveira Esposito (RJ)
- VAR: Adriano de Assis Miranda (SP)
- Público: não divulgado
Escalações
- Ceará: Fernando Miguel; Fabiano Souza (Rafael Ramos), Marllon, Willian Machado, Matheus Bahia; Dieguinho, Fernando Sobral, Lucas Mugni (Rômulo); Galeano (Bruno Tubarão), Pedro Henrique (Nicolas), Pedro Raul (Lelê). Técnico: Léo Condé.
- Vitória: Lucas Arcanjo; Claudinho, Lucas Halter, Néris (Edu), Jamerson; Ricardo Ryller (Wellington Rato), Ronald, Matheuzinho (Fabri); Lucas Braga (Erick), Janderson, Carlinhos (Léo Pereira). Técnico: Thiago Carpini.
Números do Vitória no Brasileirão após 7 rodadas
- 1 vitória
- 3 empates
- 3 derrotas
- 6 pontos
- 17ª posição (Z4)
“Agora é levantar a cabeça, trabalhar e buscar a recuperação já no próximo jogo”, afirmou o técnico Thiago Carpini, em entrevista coletiva.
O Ceará, embalado, encara o Santos na próxima rodada, enquanto o Vitória precisa reagir para sair da incômoda zona de rebaixamento.