A Apple fez uma mudança discreta em seu site nos Estados Unidos, mas que chamou a atenção: a frase “disponível agora” sumiu da página do Apple Intelligence. A remoção aconteceu após uma recomendação da Divisão Nacional de Publicidade (NAD) dos EUA.
O órgão sugeriu que a Apple retirasse a frase para evitar confusão sobre a real disponibilidade da inteligência artificial. Afinal, nem todos os recursos do Apple Intelligence estavam prontos no lançamento do iPhone 16, como a propaganda poderia sugerir. Alguns ainda estão sendo preparados para os próximos meses.
A NAD, que avalia a veracidade das campanhas publicitárias nos EUA, apontou que a mensagem no site dava a entender que funções como Notificações Prioritárias, Image Playground, integração com ChatGPT e Genmoji já estavam disponíveis no lançamento do iPhone 16. Mas, na realidade, o iPhone 16 contava apenas com ferramentas de escrita e um recurso para remover objetos de fotos.
A Apple acatou a recomendação, mas fez questão de deixar claro, em comunicado à imprensa, que discorda das conclusões da NAD sobre os recursos já disponíveis. No Brasil, por enquanto, nada mudou: o site continua exibindo a mensagem “disponível agora”, com asteriscos que levam a notas de rodapé explicando que a IA está em versão beta no iOS 18 e que alguns recursos só chegam em breve.