Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Romance entre ex-diretora de presídio e detento é apontado como peça-chave em fuga de 16 presos na Bahia

Integrantes de facção de Paulo Afonso são capturados em Minas Gerais pela Operação Ártemis

Jovem morre após tentar ‘mortal para trás’ para comemorar novo apartamento

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
Curiosidades e Tecnologia

Nimesulida: o anti-inflamatório que pode causar danos graves ao fígado

A nimesulida, anti-inflamatório popular no Brasil, gera debate devido a riscos de problemas no fígado, levando à proibição em outros países. Entenda!

Última atualização: 12/04/2025 05:58
Compartilhar
Imagem: Eyeem Mobile Gmbh / Istock
Imagem: EyeEm Mobile GmbH / iStock
Compartilhar

A nimesulida, um anti-inflamatório bastante usado no Brasil para aliviar dores e inflamações, está no centro de uma polêmica. Apesar de sua reconhecida eficácia, o medicamento levanta preocupações devido ao risco de problemas no fígado, o que resultou na sua proibição em vários países.

Estudos têm investigado a relação entre a nimesulida e lesões hepáticas, levando órgãos reguladores, como a Agência Europeia de Medicamentos (EMA), a impor restrições. No Brasil, a Anvisa é clara: a nimesulida só deve ser utilizada com receita médica. Mas, afinal, quais são os benefícios e os perigos desse remédio?

Especialistas explicam que a nimesulida pertence à classe dos anti-inflamatórios não esteroidais. Ela age diminuindo a produção de moléculas inflamatórias no corpo, aliviando dores, febre e inflamação. Sendo assim, pode ser usada para dores de cabeça, musculares, nas articulações, de dente, pós-operatórias e cólicas menstruais.

O medicamento age inibindo as enzimas ciclooxigenase, principalmente a COX-2, com menor impacto na COX-1, o que reduz os efeitos colaterais comuns dos anti-inflamatórios não esteroides. A nimesulida foi criada em 1985 e, devido à sua eficácia, se espalhou por diversos países, tornando-se popular no Brasil.

Quando a nimesulida não é indicada?

É importante estar atento! A nimesulida é contraindicada para quem tem alergia à substância ou a qualquer componente do medicamento, histórico de alergia a outros anti-inflamatórios, problemas hepáticos causados pela nimesulida, úlcera, hemorragia gastrointestinal, distúrbios de coagulação, insuficiência cardíaca grave ou mau funcionamento dos rins ou fígado. Crianças menores de 12 anos também não devem usar o medicamento.

Além disso, é fundamental seguir a dose e o tempo de tratamento indicados pelo médico para diminuir o risco de reações adversas. Uma pesquisa da Revista Brasileira de Farmácia (RBF) mostrou que a nimesulida pode causar danos sérios ao fígado, inclusive fatais. De acordo com os pesquisadores, ela prejudica o funcionamento das mitocôndrias, que são essenciais para a respiração das células, podendo levar à morte das células do fígado.

Outro estudo, publicado no European Journal of Clinical Pharmacology, relatou o caso de um paciente de 57 anos que faleceu devido a problemas de insuficiência hepática aguda causados pela nimesulida. A pesquisa também apresentou outros casos de pacientes com lesão no fígado por causa do remédio.

Apesar de reações graves serem raras, os riscos existem, principalmente em locais onde a nimesulida é bastante consumida, como no Brasil. Para se ter uma ideia, no ano anterior, foram vendidas mais de 102 milhões de caixas no país, de acordo com dados da consultoria Close-Up International.

Um grupo de pesquisadores da América Latina, que investiga complicações hepáticas causadas por medicamentos, identificou 468 casos de lesões no fígado associadas ao uso de remédios na última década. A nimesulida foi apontada como uma das substâncias envolvidas nos casos mais graves.

Por que a nimesulida não é vendida em outros países?

Como já foi dito, a nimesulida, apesar de funcionar bem, pode trazer riscos à saúde. Para exemplificar, ela nunca foi aprovada para venda em países como Reino Unido e Alemanha. A venda também foi proibida em outros lugares, como Estados Unidos, Canadá, Japão, Suécia, Holanda, Espanha, Bélgica, Dinamarca, Irlanda e Finlândia.

Entre 1995 e 2007, a Irlanda registrou 53 casos de problemas graves no fígado relacionados ao uso da nimesulida, o que levou à sua suspensão no país. Esse alerta fez com que a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) investigasse o caso com mais atenção.

Apesar de um relatório da investigação ter concluído que os benefícios da nimesulida ainda são maiores que os riscos, a EMA impôs restrições ao seu uso. Atualmente, na União Europeia, o remédio continua disponível em alguns países, mas só pode ser usado para tratar dor aguda e cólicas menstruais. No Brasil, a Anvisa exige receita médica para a compra da nimesulida.

MAIS LIDAS

Mulher muda de cidade para cuidar do filho e é assassinada por ele
Polícia e investigação
Repórter vai cobrir acidente e descobre que vítima é seu próprio irmão
Polícia e investigação
Prefeitura de Paulo Afonso divulga calendário de eventos de julho para celebrar 67 anos da cidade
Cenário Político

MAIS NOTÍCIAS

Horoscopododia-7.Jpg
Curiosidades e Tecnologia

Márcia Fernandes prevê prosperidade para Escorpião, Câncer e Aquário em julho

Jornalista_Americano_Sus_Widelg.jpg
Curiosidades e Tecnologia

Americano elogia SUS após atendimento gratuito em hospital no Brasil

Curiosidades e Tecnologia

Com salários de até R$ 5,8 mil, processo seletivo da Fesf-SUS oferece vagas para enfermeiro e sanitarista em Paulo Afonso e região

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil
Curiosidades e Tecnologia

Brasil é 5º na AL e 36º global em ranking de felicidade

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?