A Samsung está desenvolvendo uma nova versão da S Pen, sua caneta para telas, que funcionará de forma semelhante ao Apple Pencil da Apple. A mudança visa tornar o Galaxy Z Fold 7 mais fino, conforme informações do ETNews. A empresa busca atender à demanda por dispositivos mais leves sem comprometer a funcionalidade da caneta, uma vez que no passado a remoção do suporte da S Pen no Galaxy Z Fold “Edição Especial” foi uma consequência da busca por um design mais esguio.
Para isso, a Samsung está considerando trocar a tecnologia de ressonância eletromagnética (EMR) pela tecnologia de eletrostática ativa (AES). A EMR, que exige uma camada adicional na tela, seria substituída pela AES, que transferiria a necessidade de eletricidade para a caneta, eliminando a necessidade dessa camada extra.
Entretanto, a tecnologia AES requer que a S Pen tenha uma bateria própria para gerar o campo elétrico necessário, semelhante ao que ocorre com o Apple Pencil. Essa mudança permitiria um design mais fino, mas também introduz a necessidade de carregar a caneta, um aspecto que a S Pen tradicional não demandava. Espera-se que o carregamento da S Pen não dependa exclusivamente da porta USB-C, garantindo assim mais conveniência para os usuários do Galaxy Fold.
Adicionalmente, a Samsung planeja substituir a fibra de carbono por uma placa de titânio na parte traseira da tela do novo Galaxy Z Fold, visando minimizar interferências na tela causadas pela nova tecnologia e, ao mesmo tempo, melhorar a durabilidade e funcionalidade do dispositivo. O lançamento do Galaxy Z Fold 7 está previsto para 2025.