Benedict Cumberbatch, aclamado astro britânico, conquistou fãs e críticos com atuações marcantes em series e filmes. Seu icônico papel do detetive Sherlock Holmes na série “Sherlock” e a interpretação do super-herói Dr. Strange no Universo Cinematográfico Marvel (MCU) são destaques. Performances em obras como “Eric”, “Ataque dos Cães” e “O Jogo da Imitação” renderam inúmeros elogios. Diante dessa trajetória brilhante, exploramos os 10 melhores filmes com Benedict Cumberbatch.
Ataque dos Cães
Dirigido por Jane Campion, o drama “Ataque dos Cães” foi aclamado pela crítica. Cumberbatch estrela como Phil Burbank, um temido fazendeiro cujas complexidades psicológicas são exploradas em seu relacionamento com a esposa e enteado de seu irmão. Baseado no romance de Thomas Savage, o filme rendeu o Oscar de Melhor Direção para Campion e uma indicação para Cumberbatch como Melhor Ator.
O Jogo da Imitação
Neste drama biográfico, Cumberbatch brilha como Alan Turing, o matemático e criptoanalista britânico considerado o pai da computação teórica. A trama acompanha Turing e sua equipe decifrando códigos alemães durante a Segunda Guerra Mundial, além de expor a injustiça e discriminação que ele enfrentou por ser gay. Por sua atuação, Cumberbatch recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator.
O Quinto Poder
Em “O Quinto Poder”, uma cinebiografia sobre o site WikiLeaks, Cumberbatch interpreta o polêmico fundador Julian Assange. A trama explora a ascensão do WikiLeaks e o relacionamento de Assange com seu colaborador Daniel Domscheit-Berg (Daniel Brühl).
O Espião Inglês
Baseado em uma história real da Guerra Fria, o suspense de espionagem “O Espião Inglês” mostra Cumberbatch como Greville Wynne, um empresário britânico recrutado pelo MI6 e CIA para atuar como espião.
Desejo e Reparação
No aclamado drama romântico “Desejo e Reparação”, dirigido por Joe Wright, Cumberbatch desempenha um papel coadjuvante. A trama, ambientada em três linhas temporais, gira em torno das consequências de uma falsa acusação por parte da aspirante a escritora Briony Tallis. O elenco inclui James McAvoy, Keira Knightley e Saoirse Ronan.
O Espião Que Sabia Demais
Neste suspense de espionagem ambientado na Guerra Fria, baseado na obra de John le Carré, Cumberbatch é Peter Guillam, um agente britânico em quem o espião George Smiley (Gary Oldman) confia para desvendar uma infiltração soviética. O elenco conta com Colin Firth, Tom Hardy e John Hurt.
Star Trek: Além da Escuridão
No segundo filme dos reboots de Star Trek, dirigido por J.J. Abrams, Cumberbatch interpreta John Harrison, que se revela ser Khan Noonien Singh, um super-humano geneticamente modificado. Ao lado de Chris Pine, Zachary Quinto e Zoe Saldana, ele persegue Harrison enquanto a USS Enterprise enfrenta ameaças.
Doutor Estranho (MCU)
Provavelmente o papel mais icônico de Cumberbatch no cinema é o Dr. Stephen Strange no Universo Cinematográfico Marvel. Em “Doutor Estranho” (2016), ele interpreta o neurocirurgião que se torna um poderoso feiticeiro após um acidente. Strange também teve momentos marcantes em “Vingadores: Guerra Infinita”, enfrentando Thanos ao lado de heróis como Robert Downey Jr. e Chris Hemsworth.
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa
No terceiro filme do Homem-Aranha ligado ao MCU, Cumberbatch retorna como Dr. Strange, cujos feiticeiros causam a abertura do multiverso após Peter Parker (Tom Holland) pedir para tornar sua identidade um segredo novamente. O elenco conta com Zendaya, Andrew Garfield e Tobey Maguire, reprisando suas versões do Homem-Aranha.