O cantor de funk MC Biel aceitou pagar a multa de R$ 4.400 a ser entregue a uma instituição de caridade proposta pelo Ministério Público Estadual (MPE) e a ação na qual era acusado de injúria pela ex-jornalista do iG Giulia Pereira, de 21 anos, foi extinta. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (10) pela advogada da jornalista.
Nesta tarde, Gabriel Araújo Martins Rodrigues, o Biel, e a jornalista Giulia foram à audiência judicial marcada no Fórum Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo. A vítima havia boletim de ocorrência de assédio contra cantor após uma entrevista realizada em 3 de maio.
Segundo a advogada da jornalista, Ana Paula Cortez, o MPE fez a proposta à Justiça de pagamento de multa para extinguir o processo. O caso ocorre em casos em que o réu é "primário, tem bons antecedentes e o crime do qual foi acusado é de menor potencial ofensivo". O dinheiro irá para uma instituição de caridade e Biel deixa de ter antecedentes criminais por conta da extinção da ação criminal.
A advogada da jornalista avaliou que a lei é favorável ao réu. "Essa lei dá essa benefício se aceitar a oferta do MP de transação penal não há abertura do processo. Ele vai pagar a indenização penal. Se durante cinco anos ele não cometer nenhum outro crime volta a ser réu primário. O que para o réu é muito interessante", afirmou.
Biel pediu desculpas à jornalista, de acordo com a advogada. "Conversaram rapidamente, ela tentou dizer a ele que não tem nenhum rancor dele, que só queria que ele aprendesse a respeitar as pessoas. Ele pediu desculpas, disse que não teve intenção de a ofender. Ela foi tão massacrada psicologicamente falando que está aliviada com o fim dessa história. Agora ela vai retomar a vida dela."
Ausente na primeira audiência

O funkeiro havia faltado à audiência anterior, marcada para o dia 31 de agosto, porque estava fazendo shows em Fortaleza, segundo informou à época seu empresário. A assessoria de imprensa do artista informou nesta segunda-feira à reportagem que, dessa vez, ele irá comparecer a audiência, que tratará da fase preliminar do caso, sua instrução e julgamento.
O cantor foi acusado de ter dito a jornalista que a "quebraria no meio" e chamado de "gostosinha". Depois, ela registrou queixa na 1ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), no Centro da capital paulista.
Em junho, o portal IG publicou uma reportagem informando que uma jornalista havia sido alvo de assédio sexual durante uma entrevista com o cantor Biel. De acordo com a reportagem, o diálogo entre os dois foi gravado em áudio e vídeo que foram encaminhados para investigação da Polícia Civil.