Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Jovem é encontrado morto com marcas de tiros na cabeça na zona rural de Glória, Bahia

‘Eu aceito o Senhor’: jovem é morto a tiros horas após se converter à religião evangélica na Bahia

Saiba quem é a influenciadora apontada como affair de Virgínia Fonseca

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
Cenário Político

OAB apresenta requerimento ao STF após proibição imposta por Morais restringir comunicação entre os advogados investigados pela PF; entenda

A OAB contesta restrição do STF à comunicação entre advogados na Operação Tempus Veritatis, pedindo liberdade profissional.

Última atualização: 09/02/2024 20:07
Compartilhar
Compartilhar

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) apresentou nesta sexta-feira, 9, um requerimento ao Supremo Tribunal Federal (STF), buscando assegurar a comunicação entre advogados envolvidos na Operação Tempus Veritatis, iniciada pela Polícia Federal (PF) na última quinta-feira, 8. A ação vem em resposta à decisão do ministro Alexandre de Moraes, que, ao autorizar os mandados de busca e apreensão, impôs a restrição de que os investigados na operação não mantenham contato uns com os outros, inclusive por meio de advogados.

Segundo a OAB, essa determinação limita indevidamente as prerrogativas dos advogados, confundindo-os com os seus clientes. Beto Simonetti, presidente da entidade, destacou a importância de proteger as prerrogativas dos advogados, afirmando que estes “não podem ser proibidos de interagir nem confundidos com seus clientes”. A solicitação da OAB ao STF pede que a proibição de comunicação não se estenda aos advogados dos investigados, garantindo assim o direito à liberdade de exercício profissional e à comunicação, como assegura a Constituição.

Augusto Botelho, ex-titular da Secretaria Nacional de Justiça, manifestou-se em apoio à posição da OAB, criticando a decisão de Moraes por não ter respaldo legal e violar as prerrogativas da advocacia. No entanto, Botelho também reconheceu a seriedade das provas e a legitimidade das demais medidas tomadas.

Por outro lado, Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do grupo Prerrogativas, vê a questão como uma “falsa polêmica”. Para Carvalho, não existe uma proibição explícita à comunicação entre os advogados das partes envolvidas. Ele interpreta a decisão de Moraes como uma recomendação para que advogados não atuem como intermediários nas comunicações entre os investigados. Apesar de discordar da avaliação feita pela OAB e por Botelho, Carvalho reconhece o direito da entidade de expressar sua posição sobre o assunto.

O pedido da OAB ao STF ressalta a complexidade em fiscalizar a proibição de comunicação entre os alvos da investigação, ao mesmo tempo em que destaca a existência de um código de ética na advocacia que já restringe a atuação dos advogados como intermediários em comunicações proibidas. A entidade sugere que pode intervir caso algum advogado ultrapasse os limites de suas atividades profissionais. A assessoria de imprensa do STF informou que não se posicionará sobre o caso.

TAGS:direitos dos advogadosliberdade de comunicaçãooabOperação Tempus VeritatisSTF

MAIS LIDAS

Jovem é encontrado morto com marcas de tiros na cabeça na zona rural de Glória, Bahia
Polícia e investigação
Saiba quem é a influenciadora apontada como affair de Virgínia Fonseca
Entretenimento
Rondesp apreende drogas e prende suspeito durante patrulha no centro de Paulo Afonso
Polícia e investigação
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Foto: Sandra Travassos / Al-Ba
Cenário Político

AL-BA condena tarifas EUA e carta de Trump: Brasil não será intimidado

Foto: Reprodução / Redes Sociais
Cenário Político

Vereador de Queimadas protesta com bolo contra 43 anos sem asfalto na BA-120

Cenário Político

Kleber Rosa pede ao STF prisão de Bolsonaro após taxação dos EUA

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
Cenário Político

Lula define nomes para o TSE com escolhas de Dino e Moraes

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?