Na tarde de sábado (3), um grupo composto por quatro pessoas e um cachorro vivenciou momentos de tensão após o naufrágio da embarcação em que estavam na Baía de Todos-os-Santos. O incidente ocorreu nas proximidades da Praia de Berlinque, em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, deixando os ocupantes à deriva.
O acidente foi registrado por vídeos que circularam na internet, onde as vítimas, usando coletes salva-vidas, foram vistas fazendo chamadas e vídeo chamadas em busca de auxílio. Uma das vítimas, identificada como Fernanda, gravou um vídeo destacando a calma do grupo, apesar da situação adversa, e a proximidade da costa.
A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) foi notificada sobre o ocorrido por volta das 17h, identificando a embarcação naufragada como “Pardal II”, destinada a esportes e recreação. O grupo retornava de um passeio no Recife de Camuruanas quando enfrentou o sinistro. Em resposta rápida, a CPBA enviou uma equipe de Inspeção Naval ao local para apuração e suporte, ativando também um plano de apoio para alertar embarcações próximas.
Os náufragos foram encontrados e resgatados em boas condições de saúde pela embarcação “Seu Joel” e posteriormente transferidos para o catamarã “Senhor do Bonfim”, da empresa Vera Cruz, que se prontificou a auxiliar nas buscas. Todos desembarcaram em segurança no Terminal de Turismo Naútico da Bahia.
Um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) será instaurado para investigar as causas e circunstâncias do acidente, seguindo os trâmites legais até sua conclusão e envio ao Tribunal Marítimo.
Após o resgate, o grupo e o uso de celulares durante o episódio tornaram-se alvo de comentários críticos nas redes sociais. No entanto, as vítimas defenderam a importância dos aparelhos na comunicação e solicitação de socorro. Fernanda Gusmão destacou que o celular foi essencial para enviar a localização e pedir ajuda, enquanto Bruna Gusmão reiterou a eficácia do dispositivo para conseguir o resgate necessário.