Salvador será o palco do maior encontro de capoeira no Brasil, o 5º Rede Capoeira, entre os dias 24 e 27 de janeiro. Este evento tem como objetivo promover um diálogo sobre um novo olhar sobre a capoeira no país e seus principais pontos de discussão incluem a implementação da Lei dos Mestres na Bahia. Entre as presenças confirmadas estão a Ministra da Cultura Margareth Menezes, o historiador Antônio Liberac e o cientista capoeirista Sidarta Ribeiro.
A Ministra da Cultura estará investida no evento, marcando sua presença na cerimônia de abertura oficial do evento às 17h, no Centro Cultural da Barroquinha, em 24 de janeiro. Nesta ocasião, uma homenagem especial será prestada a 14 mestres de capoeira brasileiros octogenários e ainda em atividade, sendo esta a primeira vez que se reuniram em um evento para receber uma premiação adequada ao seu legado extremamente valioso.
Antes da cerimônia de abertura, às 16h, será realizado o painel inaugural “Heróis Populares – Os Mestres”. Este painel, que visa reconhecer o papel central dos mestres na capoeira, contará com a participação de Mestre Sabiá, idealizador do evento, Mestre Nenel, o cientista e capoeirista Sidarta Ribeiro e o poeta e pesquisador da cultura afro-baiana James Martins.
O 5º Rede Capoeira promete ser uma oportunidade única não só pela junção de diversos mestres, mas também pela chance de discutir e debater sobre a renovação da capoeira no Brasil, sua relevância cultural e histórica e seu futuro.