Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Homem mata o pai com foice após ‘briga por causa de boi’ na Bahia

Ex-mulher atraiu professora para emboscada e assistiu assassinato cometido por três homens, diz polícia

Avó, filha, neta e quatro cachorros são encontrados mortos em apartamento

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
Esportes

Morre no Rio João Havelange, ex-presidente da Fifa

Última atualização: 09/09/2020 10:57
Compartilhar
Compartilhar

O ex-presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e ex-atleta olímpico, João Havelange, de 100 anos,  morreu na manhã desta terça-feira (16), no Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio. Ele estava internado para tratamento de uma pneumonia desde julho.

No final do ano passado, Havelange foi internado no mesmo hospital em decorrência de problemas pulmonares. Ele completou 100 anos de idade no último dia 8 de maio.

História

O brasileiro com raízes belgas foi um dos dirigentes mais importantes – e também mais questionados – da história do esporte mundial. Ele foi afastado do esporte em abril de 2013, quando renunciou ao cargo de presidente de honra da Fifa. Dois anos antes, ele já havia deixado de ser membro do Comitê Olímpico Internacional (COI).

João Havelange morreu nesta terça-feira,
aos 100 anos (Foto: Felipe Dana/AP)

Filho de um comerciante belga que fez fortuna no Rio de Janeiro, João Havelange chegou a ser atleta de diferentes modalidades. Mas destacou-se mesmo como dirigente esportivo: primeiro na CBD, depois no COI e por último na Fifa.

Havelange foi eleito para Fifa em 1974, entrando no lugar do inglês Sir Stanley Rous. Ele ficou no cargo mais até 1998, quando foi substituído pelo suíço Joseph Blatter, que só saiu após a série de denúncias de corrupção na entidade que causou a prisão de dirigentes – inclusive o brasileiro José Maria Marin.

Segundo o próprio site da Fifa, João Havelange comandou a entidade em um “período de profundas mudanças na organização”. Dentre as principais alterações, está o aumento no número de países na Copa do Mundo (de 16 para 32). Além disso, o brasileiro ajudou a criar novas competições de futebol.

Entre elas estão os Mundiais Sub-17 e Sub-20, no final da década de 80, e a Copa das Confederações e a Copa do Mundo feminina, no início da década de 90. De acordo com informações da página da Fifa, o número de funcionários da entidade aumentou de 12 para 120 na gestão de Havelange.

Durante a era Havelange, a Fifa organizou seis Copas do Mundo. A seleção brasileira ganhou uma delas, em 1994, nos Estados Unidos. Além de ter feito parte dessa entidade por 24 anos, o carioca também presidiu a CBD (Confederação Brasileira de Desportos), de 1956 a 1974.

A presença de João Havelange como dirigente esportivo não foi ocasional. Antes de frequentar escritórios, ele teve vivência assídua em campos, quadras e piscinas. Foi daí que tirou a base para a carreira que viria nos anos seguintes.

RELACIONADAS

Foto: Divulgação/Juazeirense
Juazeirense conquista primeira vitória no Campeonato Brasileiro da Série D ao virar contra Jequié
Foto: Victor Ferreira | Ecvitória
Vitória do Vitória: Superação na Série A e esperança na Copa Sul-Americana
Foto: Agência Ch
Série D do Brasileirão: Jequié busca primeira vitória contra Juazeirense
Foto: Letícia Martins / Ec Bahia
Rogério Ceni busca romper tabu contra Flamengo na temporada
Foto: Reprodução/Premiere
Bahia perde para o Flamengo e mantém esperança na Libertadores
Foto: Letícia Martins/Ec Bahia
Bahia perde para Flamengo no Maracanã e vê disputa pelo G-6

MAIS NOTÍCIAS

Img_7195.Webp
Esportes

Carpini projeta Ba-Vi e cita final do Baianão como exemplo para vencer

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Esportes

Flamengo e Bahia entram em campo pela Série A com escalações definidas

Foto: Maurícia Da Matta/Bahia Notícias
Esportes

Vitória enfrenta desfalque no clássico Ba-Vi após expulsão de Matheuzinho

Foto: Vinicius Cantuares /União-To)
Esportes

Série D do Brasileirão: Barcelona sofre primeira derrota no campeonato

Foto: Victor Ferreira/Ec Vitória
Esportes

Vitória busca investidores para sua SAF e enfrenta desafios na busca por aposta segura

Foto: Barcelona De Ilhéus / Divulgação
Esportes

Série D do Brasileirão: confira o calendário e expectativas para rodada

Esportes

Futebol Baiano: confira a 3ª rodada da Série B neste sábado e domingo

Foto: Bahia Notícias
Esportes

Bahia enfrenta o Flamengo no Rio após 14 anos de jejum

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?