Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Veja as últimas mensagens enviadas por Japinha do CV antes de ser fuzilada

Morte da “Musa do Crime” gera comoção nas redes sociais: “Inteligente e linda”

Polícia revela identidade dos traficantes baianos presos no Rio de Janeiro

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Campanha Vacina da Gripe - Governo da Bahia
Cenário Político

Projeto propõe aumento para 30% nas cotas para negros em concursos

Novas cotas em concursos públicos visam ampliar a inclusão e a diversidade

Última atualização: 06/08/2023 18:31
Compartilhar
Compartilhar

Em um cenário de constante evolução e busca pela inclusão, o governo está na iminência de fazer mudanças significativas nas políticas de cotas em concursos públicos. Discute-se um aumento de 10% nas cotas para candidatos negros – elevando de 20% para 30% – e a introdução de subcotas para mulheres negras, uma medida inédita e necessária para abordar a questão racial e de gênero no serviço público.

- Anúncio-

A Lei de Cotas, válida desde 2014, vem cumprindo um papel crucial na promoção da diversidade no serviço público, ao garantir que 20% das vagas oferecidas em concursos públicos federais sejam destinadas a candidatos negros. Esta lei, com validade de 10 anos a completar em junho de 2024, está sob revisão por um grupo de trabalho formado por representantes de diversos ministérios.

O grupo tem o compromisso de desenvolver uma nova versão do projeto de Lei de Cotas, mais atual e abrangente, prevendo não apenas o aumento das cotas para negros, mas também a criação de subcotas para mulheres negras. A intenção é alavancar o poder inclusivo das políticas de cotas, tornando-as capazes de abordar um espectro mais amplo de desigualdades existentes na nossa sociedade.

“Entendemos que é preciso fortalecer as comissões [que fazem o processo de heteroidentificação]. O Ministério da Educação está realizando estudos a respeito do trabalho realizado por essas comissões, em diálogo contínuo com os diferentes movimentos sociais e segmentos acadêmicos”, comunicou o Ministério da Educação.

- Anúncio-

A inclusão de novas categorias, como a população indígena, ciganos e outras minorias, também é parte das discussões. No que diz respeito às subcotas para mulheres negras, o grupo de trabalho considera que a abordagem não deve ser exclusivamente racial, mas também social. Fatores como maternidade e condições financeiras das candidatas estão sendo levados em conta para proporcionar a melhor política de inclusão possível.

A expansão das cotas em concursos públicos é uma das maneiras mais eficazes de enfrentar as disparidades raciais e sociais em nosso país. É um passo importante para um Brasil mais justo e igualitário, onde todos têm as mesmas oportunidades de sucesso e realização. Continue seguindo nossa cobertura para ficar por dentro de todas as novidades sobre as políticas de cotas e mais informações sobre concursos públicos.

- Advertisement -
TAGS:concursos públicoscotas para negrosinclusão de mulheres negraslei de cotaspolítica de cotasportal chicosabetudo

MAIS LIDAS

Áudio revela que “Japinha do CV” já fingiu estar morta após operação
Polícia e investigação
Mulher é estuprada após ter casa invadida pelo vizinho em Paulo Afonso
Polícia e investigação
Morto após confronto com a polícia em Jeremoabo tinha histórico de homicídios e roubo
Polícia e investigação
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Foto: Divulgação / Infraero
Cenário Político

Presidente Lula entrega ampliação do aeroporto de Belém e do porto

Foto: Roque De Sá / Agência Senado
Cenário Político

Projeto na Câmara prevê voto distrital misto a partir de 2030

Cenário Político

Ex-Bope que inspirou “Capitão Nascimento” elogia gestão de Jerônimo na segurança da Bahia

Foto: Divulgação Assessoria Deputado
Cenário Político

Afastamento de Cláudio Castro pedido após operação com 121 mortos no RJ

Cenário Político

Fim da obrigatoriedade de autoescola para tirar CNH pode começar ainda este ano

Foto: Reprodução / G1
Cenário Político

Ufba exonera professora após TRF-1 reverter liminar sobre cotas

Extensa Mancha Foi Registrada Por Pescadores. ​
Cenário Político

Inema investiga mancha oleosa na Baía de Todos‑os‑Santos

Eletroposto Na Rodovia Anhanguera, Em Sp | Foto: Divulgação / Go Electric
Cenário Político

Instrução da Seinfra autoriza postos de recarga em rodovias da Bahia

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?