Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Homem é encontrado morto próximo à Praça de Eventos em Santa Brígida

Idoso suspeito de decapitar jovem após rejeição amorosa morre em hospital

Homem morre após capotamento na BR-235 em Jeremoabo, Bahia

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
Cenário Político

Deputados estaduais eleitos serão empossados na Assembleia Legislativa da Bahia; confira os detalhes

Última atualização: 01/02/2023 10:30
Compartilhar
Assembleia Legislativa Da Bahia
Compartilhar

ÀS 14h30 desta quarta-feira (1), os 63 deputados estaduais eleitos em outubro de 2022 serão empossados na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para a 20ª Legislatura. Como está determinado em seu Regimento Interno, o Parlamento baiano se encontra para as sessões preparatórias deste dia, a fim de dar posse aos seus membros e eleger a Mesa Diretora para o próximo biênio. A cerimônia de posse ocorrerá no Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, sede do Legislativo, e será conduzida pelo seu presidente, deputado Adolfo Menezes.

Os parlamentares são chamados pelo secretário, em ordem alfabética, para ratificar o juramento com a expressão “assim o prometo”, dito pelo presidente da sessão. “Prometo cumprir fielmente a Constituição Federal e a Constituição Estadual, promover o bem-estar geral do Estado e observar suas leis”. Se necessário, os ausentes são chamados para serem declarados empossados. Não se pode usar a palavra em assuntos fora do seu propósito nas sessões preparatórias.

Outra sessão é imediatamente convocada após a posse dos deputados para eleger a Mesa Diretora. O presidente Adolfo Menezes, candidato à reeleição, não poderá conduzir o trabalho, que será liderado pelo deputado Nelson Leal (PP), que é o parlamentar reeleito com mais tempo de experiência no cargo de presidente. Lideranças partidárias chegaram a um consenso e, por isso, uma chapa será protocolada. Dessa forma, a votação será mais rápida, uma vez que não será necessário chamar os candidatos para os cargos em questão de forma alfabética. No entanto, todos os parlamentares poderão se candidatar a qualquer um dos nove cargos da Mesa até o início do processo de votação.

Uma vez que os participantes foram escolhidos, a sessão é suspensa para a elaboração das cédulas. Após a pausa, a votação secreta será iniciada com a chamada nominal de cada deputado. Eles encontrarão, nas cabines, cédulas rubricadas pelos integrantes da mesa dos trabalhos com os nomes dos candidatos. Os votantes deverão assinalar suas preferências. Terminado o processo, uma comissão acima das questões partidárias fará a contagem dos votos e o resultado será anunciado pelo presidente dos trabalhos, que cede o lugar na mesa para o presidente eleito.

O chefe do Legislativo, eleito, pronunciará seu discurso de posse, além de convocar a sessão solene de reabertura dos trabalhos legislativos que, conforme o programado, será realizada na sexta-feira, dia 3 de fevereiro, às 9 horas. O governador Jerônimo Rodrigues, por sua vez, lerá sua primeira mensagem anual ao Parlamento.

TAGS:Bahiadeputados

RELACIONADAS

Foto: Leonardo Almeida / Bahia Notícias
Rosemberg Pinto pede Executiva Nacional em PT de São Francisco do Conde
Foto: Leonardo Almeida / Bahia Notícias
AL-BA aprova LDO 2026 e projetos do governo antes de recesso
12A_Conheca-As-Vantagens-Em-Optar-Pelo-Saque-Aniversario-Fgts_Revisado.png
Saque-aniversário FGTS: R$ 6,4 bilhões liberados; confira o calendário
Milton-Cavalo-2773739-Article.jpeg
Operação Sem Desconto: Sindnapi do irmão de Lula investigado por repasses do INSS
Bahia: Operação prende 12 pessoas por tráfico e homicídios em diversas cidades
Política baiana: articulações, encontros e desafios de lideranças

MAIS NOTÍCIAS

Polícia e investigação

Homem é encontrado morto próximo à Praça de Eventos em Santa Brígida

Cenário Político

PF indicia Bolsonaro, Carlos e Ramagem por uso ilegal da Abin para espionagem

Whatsapp-Image-2024-07-18-At-070307.Jpeg
Esportes

Bahia encara o Retrô nas oitavas de final da Copa do Brasil em julho

Cenário Político

Paulo Afonso recebe viatura pick-up e cinco motoviaturas para reforço da segurança pública

Polícia e investigação

Homem morre após capotamento na BR-235 em Jeremoabo, Bahia

Foto: Gabriel Lopes / Bahia Notícias
Cenário Político

Secretário de Saúde de Salvador: maternidade não é preocupação

Foto: Bruno Spada/Câmara Dos Deputados
Cenário Político

Câmara aprova urgência para projeto que derruba decreto do IOF

Foto: Bruno Spada / Câmara Dos Deputados
Cenário Político

Câmara aprova urgência para projeto que anula decreto do IOF

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?