Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

“Por favor, tenho filho”: facção grava execução de mulher e posta na web

Unirios Emite Nota De Pesar Pela Morte De Estudante Jeremoabense

UniRios emite nota de pesar pela morte de estudante jeremoabense

Capa Site.jpg

Mulher de 27 anos denuncia estupro em Paulo Afonso; suspeito é preso após buscas

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
- Publicidade -
Campanha Vacina da Gripe - Governo da Bahia
Entretenimento

Brasil registra repetidos surtos de vírus sincicial respiratório

Última atualização: 16/01/2023 16:36
Compartilhar
Vírus - Brasil Registra Repetidos Surtos De Vírus Sincicial Respiratório
Compartilhar

O vírus sincicial respiratório (VSR), que afeta crianças e pode ocasionar em um quadro de saúde grave, especialmente em bebês, voltou a alertar os médicos pediatras desde o afrouxamento das medidas restritivas impostas pela pandemia de Covid-19.

- Anúncio-

Em 2022, o Brasil registrou pelo menos dois picos de infecções, um no primeiro semestre e o outro no segundo. Contudo, o ano terminou com um novo sinal de crescimento.

O boletim InfoGripe, um monitoramento periódico feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), informada que o VSR representava apenas 0,5% das internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no mês de novembro e no início de dezembro. Durante o período entre 11 de dezembro e 7 de janeiro, a ocorrência de VSR entre os pacientes internados por complicações respiratórias aumentou para 12,6%. As principais vítimas são crianças até 4 anos.

A Secretaria de Estado da Saúde informou aumento de 20% nos atendimentos para o vírus sincicial respiratório nos dois hospitais infantis de referência nas últimas quatro semanas.

- Anúncio-

A pasta também informou que, até o presente momento, não houve necessidade de utilizar todos os leitos de enfermaria e UTI pediátricas disponíveis na rede do SUS no estado.

Na rede privada da cidade de São Paulo, o Hospital Infantil Sabará teve quatro casos positivos para cada dez testes rápidos de VSR realizados, entre 10 e 16 de dezembro. Esse número diminuiu na última semana de 2022, mas teve um pequeno aumento nos primeiros sete dias deste ano, atingindo 18%.

- Advertisement -

Juliana V. S. Framil, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Infantil Sabará, disse que esse percentual é devido à época do ano.

“Na primeira semana de janeiro, a procura dos pacientes com sintomas respiratórios diminuiu, mas muito provavelmente essa redução reflete a baixa procura pelo hospital por causa do período das festas de fim de ano — a população, em sua maioria, viaja e evita procurar o hospital, exceto diante de sintomas mais graves” afirma.

O médico Renato Kfouri, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), relata que esses surtos de VSR têm como pano de fundo o isolamento ao qual muitos bebês e crianças foram impostos, gerando assim um “acúmulo de suscetíveis”. 

“[Foram] dois anos sem circulação nenhuma do VSR, sem exposição nenhuma das crianças. Acumularam-se duas, três coortes de nascidos sem exposição. A sazonalidade desorganizada, pelo predomínio do coronavírus. Tudo isso tem feito com que a circulação extemporânea de outros vírus respiratórios — não só o VSR — aconteça fora dos períodos habituais, com irregularidades também não habituais”, relata.

O especialista, contudo, fala que é impossível saber quando o vírus sincicial respiratório voltará a ter padrões habituais de circulação — antes da pandemia, os picos de transmissão ficavam restritos ao outono e início do inverno.

O VSR é considerado um pneumovírus, dividido nos subgrupos A e B. De acordo com o Manual Merck de Diagnóstico e Tratamento, ele é “onipresente” e quase todos os pequenos são contaminados aos 4 anos.

“Como a resposta imunitária ao VSR não protege contra reinfecção, a taxa de ataque é de aproximadamente 40% para todas as pessoas expostas. Contudo, anticorpos contra o VSR diminuem a gravidade da doença. O VSR é a causa mais comum de doença do trato respiratório inferior em crianças pequenas”, completa o manual.

Sendo assim, os recém-nascidos têm mais probabilidade de contrair o vírus sincicial respiratório e, consequentemente, apresentar problemas respiratórios por não terem anticorpos ainda.

“A maior causa de internação é piora do padrão respiratório, com necessidade de suporte de oxigênio. Lactentes com menos de 6 meses de idade, principalmente prematuros, crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade e cardiopatas representam os grupos de maior risco para desenvolver infecção respiratória mais grave”, diz Juliana.

A infecção pelo VSR pode se agravar para quadros de bronquiolite (inflamação das pequenas vias aéreas dos pulmões) ou para pneumonia (infecção dos pulmões).

“Uma a duas em cada 100 crianças com menos de 6 meses de idade com infecção por VSR podem precisar ser hospitalizadas. Aquelas que estão hospitalizados podem precisar de oxigênio, intubação e/ou ventilação mecânica [ajuda na respiração]. A maioria melhora com esses tipos de cuidado de suporte e recebe alta em poucos dias”, acrescentam o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.

Em situações que não necessitam de internação para receber oxigênio, o procedimento é apenas de suporte. Baseado em manter a hidratação e medicamentos para febre e dor, quando necessários. No entanto, os pais ou cuidadores devem procurar o aconselhamento de um profissional da saúde antes de oferecer qualquer medicamento para as crianças.

Não há uma vacina para o VSR. A prevenção é feita da mesma maneira de outras patologias que são propagadas pelo ar. No caso de crianças mais velhas, pode-se adotar o uso de máscara. No entanto, é recomendável que os bebês permaneçam afastados de pessoa que apresentem sintomas de gripe.

TAGS:Brasilsaúde

MAIS LIDAS

Homem faz esposa e filha reféns durante transmissão ao vivo em Ilhéus
Polícia e investigação
Homem que teria sido “adotado” na Bahia por Leonardo aparece e promete revelar sua versão
Entretenimento
Homem é morto a tiros dentro de bar no povoado Marancó, em Santa Brígida
Polícia e investigação
- Publicidade -

MAIS NOTÍCIAS

Peão Ficou Revoltado Com Articulação Feita Por Aliada.
Entretenimento

Rayane cogitou indicar Shia à Roça em A Fazenda

Reginaldo Faria, 88 Anos, Vive Namoro Com Joana Werneck, De 39.
Entretenimento

Reginaldo Faria, 88, vai à estreia com a corretora Joana Werneck, 39

Apresentadora Foi Levada Ao Hospital Com Fortes Dores Nesta Segunda-Feira (6).
Entretenimento

Adriane Galisteu é internada após erro em agachamento na academia

Campeões De Reality Show Irão Se Enfrentar Em Ringue. ​
Entretenimento

Davi Brito ameaça Sasha Bali durante coletiva do Fight Music Show 7

Influenciadora Esteve Com O Jogador Em Madri Durante A Última Semana.
Entretenimento

Virginia e Vini Jr se conhecem, confirma Léo Dias

Rivais Voltaram A Discutir Em 'A Fazenda 17' Após Novos Embates.
Entretenimento

Gaby Spanic acusa Fernando Sampaio de xenofobia em A Fazenda 17

Emissora Prepara Nova Reestruturação Nos Finais De Tarde E Atinge Daniele Brandi.
Entretenimento

Dani Brandi vira coapresentadora de Luiz Bacci no SBT a partir de 6

Taís Araújo Cai No Choro Ao Celebrar Raquel Em Vale Tudo. ​
Entretenimento

Taís Araújo se emociona com Raquel após morte de Odete em Vale Tudo

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?