Confira: Biomédica esclarece 5 questionamentos frequentes sobre celulite

É notório que a celulite é uma realidade para a maioria das mulheres. De acordo com informações fornecidas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), os furinhos aparecem em 95% das pessoas do sexo feminino depois da puberdade.

De acordo com a biomédica esteta Layana Tadram, diversos fatores podem favorecer o surgimento delas, como a condição hormonal (as mulheres produzem mais estrogênio que os homens), determinadas características da pele que facilitam o aparecimento de ondulações no tecido e a tendência genética.

“Como as mulheres já têm essa predisposição, elas precisam ter um cuidado maior com a alimentação, ingerir bastante água para evitar retenção de líquido, lutar contra o aumento e a diminuição abrupta de peso, praticar atividade física, evitar cigarro e álcool para controlarem a celulite. O uso de cosméticos diariamente também ajuda na hidratação e na melhora da circulação sanguínea“, esclareceu a profissional.

Mas, afinal, a esfoliação da pele com borra de café ajuda a eliminar as celulites?

Mito. A cafeína presente em cosméticos pode quebrar as células de gordura e reduzir a celulite. A esfoliação com os grãos de café, contudo, não é suficiente para reduzir os pequenos buracos. Ela retira somente as células mortas.

Celulites são intensificadas ao usar roupas justas?

É verdade. A roupa justa não provoca os furinhos, mas pode piorá-los. A má circulação e o excesso de líquidos no organismo estão entre os fatores que causam a celulite. Quando usamos roupas muito apertadas, prejudicamos a circulação sanguínea e a linfática, que estão diretamente relacionadas ao problema.

A gelatina pode diminuir as celulites?

Mito. Não há nenhuma comprovação científica de que um determinado tipo de alimento faça com que as celulites sumam instantaneamente.

Existe alguma solução para celulites?

É verdade. Devido à tecnologia, já existem tratamentos estéticos focados exclusivamente no combate às celulites. Quando associados à uma alimentação saudável e aos exercícios físicos, eles são capazes de reduzir significativamente o número de furinhos.

As massagens não surtem efeito?

Mito. Na verdade, é exatamente o oposto! Elas funcionam — e muito. A massagem diária, se possível utilizando uma escova específica, auxilia na circulação sanguínea, prevenindo e tratando as celulites.

TAGS: