Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Homem é encontrado morto próximo à Praça de Eventos em Santa Brígida

Idoso suspeito de decapitar jovem após rejeição amorosa morre em hospital

Homem morre após capotamento na BR-235 em Jeremoabo, Bahia

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
Cenário Político

PSOL pede prisão preventiva de Bolsonaro ao STF

Última atualização: 02/01/2023 15:33
Compartilhar
Psol Pede Prisão Preventiva De Bolsonaro Ao Stf
Compartilhar

Nesta segunda-feira (2), os parlamentares do PSOL protocolaram, no Supremo Tribunal Federal (STF), uma petição pedindo a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A informação foi confirmada pelo deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP). “Entramos hoje no STF com o pedido de prisão de Bolsonaro. Sem anistia!”, publicou o parlamentar.

No documento, o partido defende que o pedido de prisão é legal, pois, na condição de ex-presidente, além de perder a prerrogativa de foro, Bolsonaro também perde a chamada imunidade penal temporária.

“É preciso ressaltar, infelizmente, o histórico de disseminação de fake news, com intuito golpista, do ex-presidente Bolsonaro: ele, desde o início da sua Presidência, vem arquitetando o atual cenário que vivemos”, diz trecho do documento.

O partido pede, ainda, a quebra do sigilo telefônico e telemático e busca e apreensão de provas “para evitar qualquer tipo de destruição ou ocultamento”.

“Jair Bolsonaro precisa ser responsabilizado. Ele precisa ser responsabilizado pelo mal que fez ao Brasil. Agora é preciso que o principal líder, que não é mais presidente da República, também seja enquadrado”, disse a líder da bancada, deputada Sâmia Bomfim (SP).

O documento também assevera que Bolsonaro mantém seu grupo de apoiadores radicais ativo.

“Tal postura de atacar as instituições responsáveis pelo processo eleitoral somada a completa ausência de uma declaração dirigida a seus apoiadores reconhecendo sua derrota no pleito demonstram de maneira inconteste que Jair Messias Bolsonaro está deliberadamente mantendo sua base radicalizada ativa, o que culminou em diversos atos criminosos e terroristas ao redor do Brasil, configurando uma verdadeira organização criminosa contra a democracia”.

A ação questiona a viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos e pede que se apreenda o passaporte do ex-presidente.

“Ademais, o fato de Jair Messias Bolsonaro ter viajado aos Estados Unidos da América ainda enquanto Presidente da República sem qualquer justificativa oficial a fim de evitar estar no território brasileiro a partir do final de seu mandato também se revela como um elemento que evidencia o periculum libertatis, posto se consubstanciar em risco à aplicação da lei penal, devendo, ao menos, ter seu passaporte apreendido a fim de que não volte a fugir caso volte ao território brasileiro”.

A petição é assinada por todos os deputados federais do PSol atualmente em exercício, bem como pelos parlamentares que tomarão posse em fevereiro — Áurea Carolina, Célia Xacriabá, Chico Alencar, Érika Hilton, Fernanda Melchionna, Glauber Braga, Guilherme Boulos, Ivan Valente, Luciene Cavalcante, Luiza Erundina, Pastor Henrique Vieira, Sâmia Bomfim, Talíria Petrone, Tarcísio Motta e Vivi Reis —, além do presidente nacional do PSol, Juliano Medeiros.

“Bolsonaro cometeu crimes em série durante seu governo. Chamá-lo de genocida não é exagero. Infelizmente as instituições não agiram a tempo e tivemos de esperar até as eleições. Mas não aceitaremos nenhum dia de impunidade. Anistia nem pensar! Queremos Bolsonaro na cadeia”, disse Juliano.

Entramos hoje no STF com o pedido de prisão de Bolsonaro. Sem anistia!

— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) January 2, 2023
TAGS:Jair BolsonaroPSOL

RELACIONADAS

Foto: Leonardo Almeida / Bahia Notícias
Rosemberg Pinto pede Executiva Nacional em PT de São Francisco do Conde
Foto: Leonardo Almeida / Bahia Notícias
AL-BA aprova LDO 2026 e projetos do governo antes de recesso
12A_Conheca-As-Vantagens-Em-Optar-Pelo-Saque-Aniversario-Fgts_Revisado.png
Saque-aniversário FGTS: R$ 6,4 bilhões liberados; confira o calendário
Milton-Cavalo-2773739-Article.jpeg
Operação Sem Desconto: Sindnapi do irmão de Lula investigado por repasses do INSS
Política baiana: articulações, encontros e desafios de lideranças
PF indicia Bolsonaro, Carlos e Ramagem por uso ilegal da Abin para espionagem

MAIS NOTÍCIAS

Cenário Político

Paulo Afonso recebe viatura pick-up e cinco motoviaturas para reforço da segurança pública

Foto: Gabriel Lopes / Bahia Notícias
Cenário Político

Secretário de Saúde de Salvador: maternidade não é preocupação

Foto: Bruno Spada/Câmara Dos Deputados
Cenário Político

Câmara aprova urgência para projeto que derruba decreto do IOF

Foto: Bruno Spada / Câmara Dos Deputados
Cenário Político

Câmara aprova urgência para projeto que anula decreto do IOF

Foto: Wuiga Rubini / Govba
Cenário Político

Obras de saneamento em Feira de Santana: Jerônimo autoriza licitação

53628083405_9Eff29Bda1_O.webp
Cenário Político

Bolsa Família de junho começa a pagar bônus especial neste 16 de junho

Foto: José Cruz / Agência Brasil
Cenário Político

Pesquisa Ipsos-Ipec: Governo no INSS é mal avaliado por 54%

Capa.png
Cenário Político

Justiça eleitoral rejeita fraude à cota de gênero em Paulo Afonso e mantém mandatos do PP

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?