Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Ex-mulher atraiu professora para emboscada e assistiu assassinato cometido por três homens, diz polícia

Avó, filha, neta e quatro cachorros são encontrados mortos em apartamento

Foto: Reprodução/Alô Juca

Sequestro e morte de mulher em Candeias: investigação em andamento

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
Cenário Político

Governador Rui Costa realiza ação de combate ao Aedes aegypti em Porto Seguro

Última atualização: 09/09/2020 10:53
Compartilhar
Compartilhar

A alegria da música atraiu os quatro mil moradores de Vila Valdete, em Porto Seguro, para participar da ação de mobilização nacional, neste sábado (13), de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya. A presença de autoridades como o governador Rui Costa, do capitão de Corveta e delegado da Capitania dos Portos em Porto Seguro, Marco Aurélio Gatzenmeier, do secretário nacional da Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza, e da prefeita Cláudia Oliveira, demonstrou a importância da iniciativa. Na ocasião, a prefeitura e a Veracel assinaram convênio para a construção de um Centro de Controle de Zoonose, com investimento da iniciativa privada.

Rui disse que a mobilização está ocorrendo no País inteiro, liderada pela presidente Dilma. “É uma mobilização da cidadania para a saúde. O povo brasileiro está demonstrando que o mosquito não vai vencer o povo brasileiro. Todos precisamos nos proteger dessa doença e não deixar o mosquito nascer”. Segundo o governador, “90% das pessoas que tiveram essas doenças, o foco do mosquito estava dentro de casa, no balde do banheiro, no vaso da plantinha, no reservatório, e elas não tinham visto. É bom que cada um cuide do seu quintal e do quintal vizinho”.

Para o governador, também como medida preventiva, é importante que a população não jogue lixo na rua. “Às vezes a gente vê uma latinha, uma garrafa PET, acumula um pouco de água e é tudo o que o mosquito precisa. A cidade limpa não é a que o prefeito manda varrer mais vezes, é a que o povo joga menos lixo na rua”.

Na Bahia, a campanha alcança os municípios de Salvador, Feira de Santana, Barreiras (oeste), Paulo Afonso (Vale do São Francisco), Ilhéus, Itabuna (sul), Vitória da Conquista (sudoeste), Juazeiro (norte), Camaçari ,Santo Antônio de Jesus (RMS), Porto Seguro (extremo sul), Alagoinhas (nordeste) e Jequié (centro sul)

Visitas, orientação e coleta de lixo

O governador, acompanhado das demais autoridades e de agentes de saúde, visitou diversas casas e terrenos do bairro, entregou material informativo e ajudou na coleta de lixo. Valdinei Ataliba Bronze, 31 anos, mora com mais duas pessoas em Vila Valdete e foi a primeira pessoa a receber a visita do governador. “Aqui em casa não tivemos nenhuma das três doenças e a ação motiva as pessoas para cuidarem melhor das suas casas. Eu acho que tem gente que vai ter uma surpresa com essa visita e vai aprender a cuidar melhor do seu quintal”.

O secretário nacional da Saúde Indígena, Antônio Alves, disse que a Bahia está dando um exemplo no combate ao aedes aegypti. “Eu estou encantado com a mobilização, a participação do governador, da prefeita e da população. Este é o objetivo deste dia. A presidente Dilma foi ao Rio de Janeiro, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, está em Salvador. Então, a mobilização é nacional. Nós só vamos conseguir vencer este mosquito com a participação da sociedade cuidando do seu quintal e do seu ambiente”.

Forças Armadas e sociedade civil

O capitão de Corveta e delegado da Capitania dos Portos em Porto Seguro, Marco Aurélio Gatzenmeier, informou que as Forças Armadas estão mobilizadas no País inteiro com mais de 200 mil homens. “Na Bahia, são mais de 1.500 homens. Estamos atuando aqui no bairro, a Força Aérea está atuando próximo ao aeroporto e a Marinha faz a campanha também no centro de Porto Seguro. A ideia é somar esforços. Vamos estar com o material de divulgação, chamando a população a combater os focos e os agentes vão fazer o controle mecânico e químico”.

James Soares é coordenador do grupo Desbravadores, da Igreja Adventista, que, na região de Porto Seguro, reúne aproximadamente 300 jovens entre 10 e 15 anos. “Estamos fazendo parte porque temos que ajudar a sociedade. Como está tendo essa epidemia das doenças, vamos conscientizar a população e acabar com o mosquito”. Mateus de Jesus, 15, um dos integrantes, considera “importante os jovens fazerem parte porque ajudam a combater o mosquito, evitando inclusive a morte das pessoas pelas doenças que são transmitidas pelo aedes aegypti".

RELACIONADAS

Foto: Divulgação
Leo Prates pode migrar do PDT para o Republicanos na Bahia
Foto: Reprodução / Ministério Dos Transportes
Reforma do aeroporto de Barreiras: obras de R$ 19,3 milhões serão realizadas
Correios-Fara-Concurso-2075799-Article.jpeg
Correios suspendem férias e trabalho remoto após prejuízo bilionário de R$ 2,6 bilhões
Foto: Reprodução / Pma
Justiça eleitoral anula chapa do MDB por fraude à cota de gênero em Andaraí
Foto: Gabriel Lopes / Bahia Notícias
Avaliação do secretário do Setre aponta expectativa maior para governo Lula
Whatsapp-Image-2022-11-29-At-11.34.12.Jpeg
Estado corta atendimento oncológico em Paulo Afonso; pacientes viajarão 235 km

MAIS NOTÍCIAS

Io.jpg.jpeg
Cenário Político

Prefeito Galinho critica Chesf por atraso em repasse para hospital em Paulo Afonso

Foto: Mauricio Leiro / Bahia Noticias
Cenário Político

STF invalidou regras de escolha de conselheiros do TCE-BA, diz decisão

Cenário Político

Mário Negromonte Jr. volta a apoiar esposa para vaga no TCM e aguarda decisão de Jerônimo Rodrigues

Cenário Político

Prefeitura de Paulo Afonso realiza novo evento de adoção de animais no dia 16 de maio

Foto: Divulgação
Cenário Político

Vazamento de dados sobre arrecadação na Igreja Universal provoca crise interna

Foto: Divulgação / Euro Amâncio
Cenário Político

Hassan afirma que mudança política favorece trabalho efetivo na Bahia

Foto: Lucas Moura / Secom Pms
Cenário Político

Salvador abre inscrição para programa de estágio em ensino médio com vagas e benefícios

(Imagem: Gorodenkoff / Shutterstock)
Cenário Político

Potência militar: por que o Brasil ainda não atingiu esse nível

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?