Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Font ResizerAa
Portal ChicoSabeTudoPortal ChicoSabeTudo
Font ResizerAa
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Procurar
  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA

DESTAQUES

Homem mata o pai com foice após ‘briga por causa de boi’ na Bahia

Suspeito de participar de homicídio de servidor da Prefeitura de Paulo Afonso é preso no bairro Centenário

Pitbull Volta A Atacar Em Paulo Afonso E Fere Gravemente Cão De Rua

Pitbull ataca cão de rua em via pública de Paulo Afonso e causa ferimentos graves; veja o vídeo

Se conecte com a gente

Encontre nossas redes sociais
1.40MSeguidoresLike
1.5kSeguidoresSeguir
126kSeguidoresSeguir
13.2kSubscribersSubscribe
Todos os direitos reservados Portal ChicoSabeTudo @2024
Cenário Político

‘A gente fez tudo, mas Deus não mandou água’, diz prefeita de Glória-BA

Última atualização: 09/09/2020 10:53
Compartilhar
Compartilhar
Prefeita da cidade com população mais prejudicada pela seca no Sertão do São Francisco, Ena Vilma Negromonte, gestora de Glória, só apela agora para forças sobrenaturais.
De acordo com dados da gestão, 76,2% da população local foi afetada com a estiagem, que já vai para o quarto ano consecutivo.
 
Na quinta-feira (15), um decreto do governo estadual listou 15 cidades – entre elas, Glória – em situação de emergência devido à seca. Em entrevista, Ena Negromonte, que também é esposa do conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Mário Negromonte, afirmou que adutoras e poços artesanais, construídos durante administração dela, não conseguiram suprir a demanda.
 
Na semana passada, um decreto pôs em situação de emergência 15 cidades do Vale do São Francisco. Glória, segundo dados da prefeitura, tem a maior população afetada, com 76,2% dos habitantes prejudicados. O que a gestão da senhora tem feito para amenizar a situação da cidade?
 
A nossa cadeira produtiva é basicamente de caprinos e ovinos, além de agricultura irrigada, piscicultura [peixes] e apicultura [abelhas]. Desde que nós entramos, temos trabalhado para dar melhores condições aos trabalhadores. Nós fizemos 11 barragens, com limpezas delas. O governo Jaques Wagner fez duas adutoras. Uma atende a dez povoados, e a outra serve à região da Baixa das Pedras, que por sinal nós abastecíamos a região em um mini-sistema de poço artesiano e carro pipa. Hoje, a nossa situação está cada dia pior, porque a gente fez tudo, mas Deus não mandou a água.
 
A senhora associa o problema da estiagem a Deus?
 
Não. Nós nos preparamos. Caso a chuva viesse, a gente ia poder encher as barragens e servir ao abastecimento da produção agropecuária.
 
Há quanto tempo a cidade sofre com esta seca mais severa?
 
Há coisa de quatro anos. Para se ter ideia, nós temos hoje aproximadamente cinco mil agricultores familiares. Desses, três mil não estão na área do Rio São Francisco. Eles ficam em terras onde o sol é escaldante. Sem falar que tem uma área de Glória que fica no Raso da Catarina [um dos locais mais secos do estado]. Com esses pequenos agricultores, nós ajudamos dando carros pipa para que eles mantenham o rebanho que é basicamente composto de caprinos e ovinos.
 
Em Glória, há essa consciência por parte dos produtores?
 
Olha, tem que ter essa consciência, e eles têm. Eu falo a eles que não é possível dar carro pipa para uma pessoa e digo: “olha, eu não tenho mais dinheiro”. Eles são conscientes disso. Eu ajudo para que eles se fixem na região deles.
 
Então, a senhora não tem perspectiva de futuro para solucionar o problema da estiagem?
 
Eu acredito em Deus. Eu acho que a gente tem que acreditar sempre nele porque se chover boas trovoadas aí com certeza, nós ficaremos mais tranquilos.
 
Há risco de colapso no abastecimento de água?
 
Não. De jeito nenhum. Nós temos duas adutoras, a cidade conta com a Embasa, por isso não há risco de chegar a esta situação.
 
Como é que vocês estão avaliando a gestão de Rui Costa para a região do Vale do São Francisco?
 
Eu tenho muita esperança em Rui. Acredito muito nele, mas acho que ele, como a gente, está enfrentando essa situação que o país vive. Eu tenho certeza que ele vai nos ajudar. O problema que a gente passa é o mesmo de todos os municípios do sertão. Eu acredito em Deus e nos homens de boa vontade.

RELACIONADAS

Foto: Lucas Moura / Secom Pms
Salvador abre inscrição para programa de estágio em ensino médio com vagas e benefícios
(Imagem: Gorodenkoff / Shutterstock)
Potência militar: por que o Brasil ainda não atingiu esse nível
Redes.png
Restaurante Popular reabre com refeições gratuitas para beneficiários do bolsa família em Paulo Afonso
Governador-Jeronimo-Divulgacao-Govba-1000X530-1-E1705379913161-1728X800_C.jpg
Governador Jerônimo busca investimentos na China ao lado de Lula para impulsionar Bahia
Foto: Reprodução
André Sica destaca patrimônio do Vitória ao ajudar na SAF do clube
Governo Federal visita a Bahia para conhecer o modelo Monitora Bahia de políticas públicas

MAIS NOTÍCIAS

Cenário Político

Prefeitura de Paulo Afonso convoca carroceiros para reunião sobre descarte de entulhos

Pan.jpg
Cenário Político

Mudança nos bastidores: Ivaldo Júnior deixa superintendência e assume subsecretaria na Prefeitura de Paulo Afonso

Cenário Político

STF suspende eleição na Câmara de Paripiranga e garante continuidade da mesa

Foto: André Carvalho / Bahia Notícias
Cenário Político

Arnando Lessa é nomeado chefe de gabinete de Fabíola Mansur na Bahia

Foto: Fellipe Sampaio /Stf
Cenário Político

Moraes derruba parte de suspensão de ação contra Ramagem no STF

Cenário Político

Cadastramento no Minha Casa Minha Vida é prorrogado por mais uma semana em Paulo Afonso

Cenário Político

Moto Paulo Afonso injetou mais de R$ 5 milhões na economia da cidade, diz prefeitura

Foto: Shutterstock
Cenário Político

Ministério Público da Bahia recomenda eliminar burocracia em registro de veículos PCD

Mostrar mais
Portal ChicoSabeTudo

ACESSE

  • CENÁRIO POLÍTICO
  • POLÍCIA
  • ESPORTES
  • ENTRETENIMENTO
  • CURIOSIDADES E TECNOLOGIA
Que bom que voltou!!!

Acesse sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?