Connect with us

Cenário Político

Equipe da Prefeitura visita sistema de abastecimento de água do povoado Caiçara

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

O longo período de estiagem que castiga a área rural de Paulo Afonso, assim como a maior parte da região Nordeste, preocupa o Governo Municipal.

Em seus três primeiros meses à frente da Prefeitura, o prefeito Luiz de Deus tem visitado semanalmente várias comunidades rurais, conversando com presidentes de associações para tomar conhecimento da atual situação dos moradores do campo, os mais prejudicados pela falta de chuva.

Atendendo ao convite do presidente da Câmara Municipal, Marcondes Francisco, nesta quarta-feira, 15/3, acompanhado do secretário de Agricultura e Aquicultura, Jandirson Campos Torres e do engenheiro agrônomo do Governo da Bahia, Arquimedes Ferreira Farias, o prefeito visitou a Caiçara I. Naquele povoado, a equipe verificou as condições de conservação do sistema de bombeamento de água para consumo humano, animal e irrigação, visivelmente danificado pela ação do tempo.

As reivindicações dos moradores são a substituição de canos antigos, instalação de redutores de diâmetro, eliminação de curvas, limpeza do reservatório de captação e instalação de um novo painel de controle das bombas hidráulicas. Segundo eles, a execução desses trabalhos aumentaria a pressão da água, aumentando a vazão, a partir da captação até o reservatório, de onde é distribuída para a Caiçara I e II, e mais cinco comunidades circunvizinhas.

Depois de ouvir a líder comunitária, Dona Arlinda e os moradores, o prefeito garantiu que tudo o que for necessário para melhorar a vazão de água da Caiçara, será cuidadosamente estudado pela Prefeitura, em parceria com a CODEVASF. Luiz de Deus observou que o sistema de captação e distribuição daquela localidade necessita de uma restauração, que além de melhorar a pressão na tubulação, evitará desperdício de água.

Mais Lidas