Connect with us

Polícia e investigação

Baleia Azul: temor chega aos pais e às escolas baianas

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

São quase dois meses cumprindo tarefas, quase sempre escondidas dos pais, e que podem resultar em morte. O assunto suicídio veio à tona recentemente por dois motivos: o ‘jogo’ mortal russo Baleia Azul, que estabelece desafios, cujo resultado é pôr  fim à própria vida, e a série  13 Reasons Why (Os 13 Porquês), da Netflix, que trata de bullying e suicídio. No Brasil, mais de 10 casos de tentativas de suicídio entre adolescentes já estão em investigação e o temor chegou aos pais e às escolas. 

Um dos casos mais recentes aconteceu na Bahia. No início da tarde de ontem, o corpo da adolescente Ana Vitória Sena de Oliveira, 16 anos, foi encontrado no Rio São Francisco, na cidade de Petrolina (PE). Segundo a polícia, há a suspeita de que Ana Vitória, que morava em Juazeiro, no norte baiano, e estava desaparecida desde a última segunda-feira (17), tenha cometido suicídio.

Segundo a polícia, não há sinais aparentes de violência. A garota deixou uma carta de despedida aos pais e ao namorado, em que diz “neste momento estou pulando da ponte”. No celular dela, os familiares encontraram o ‘jogo’. Outra adolescente, de 17 anos, fez uma inscrição no pulso com a palavra “Fim”, na cidade de São Félix, no Recôncavo Baiano, e foi internada em um hospital da cidade.

O ‘jogo’ Baleia Azul começou na Rússia e o boato de que suicídios estariam relacionados a ele chegou ao Brasil este ano. Junto com ele, a suspeita de que as tentativas aqui também estariam relacionadas ao jogo. Diante do viral, a Polícia Federal, em Pernambuco, emitiu um comunicado para alertar pais e responsáveis sobre os riscos.

Corpo de Ana Vitória,.desaparecida em Juazeiro, é achado
e família suspeita de jogo 'Baleia Azul'
Crédito: Reprodução

Indução
Os jovens se interessam pelo Baleia Azul na tentativa de superar desafios propostos e vencer “momentos” de tristeza, como relatam vídeos publicados na internet. Entre as tarefas proposta pelo ‘jogo’ estão assistir filmes de terror de madrugada e fazer cortes em diversas partes do corpo. Ao final, o participante é convocado a cometer o suicídio.

Embora venha sendo chamado de jogo, o que o Baleia Azul faz, no final das tarefas – induzir a um suicídio – é considerado crime pelo Código Penal Brasileiro. O artigo 122 determina que “induzir ou instigar alguém a suicidar-se ou prestar-lhe auxílio para que o faça” é crime. A pena, de reclusão de dois a seis anos – se o suicídio se consumar – ou de um a três anos – se resultar em lesão corporal grave -dobra se a vítima for menor de 18 anos. 

Escolas
Em Salvador, algumas escolas já se mobilizam para prevenir as consequências dos desafios. O Colégio Salesiano divulgou um informe para a comunidade escolar destacando os problemas que podem ser causados pelo jogo e também pela série 13 Reasons Why.

Segundo a psicóloga do colégio, Cynthia Tanajura, as pessoas mais próximas de possíveis alvos (crianças e adolescentes) devem entender que elas já estão doentes e por isso se envolvem.

“Quando o jogo e a série provocam esses tipos de atitudes nos jovens é porque eles já estão adoecidos. Então, é preciso estar atento a quem são esses jovens que poderiam despertar para isso e por que despertariam. O jovem saudável não se abala. Ele acha bizarro, idiota esse tipo de jogo, mas não se envolve”, explica.

Por isso, Cynthia recomenda que os pais estejam atentos às mudanças de comportamento e que procurem a escola caso percebam algo de anormal. “A gente orienta que eles monitorem os meninos, peçam para ver os celulares, assistam as coisas juntos. Quanto à série, recomendo que os menores não devem ver, porque eles ainda não têm discernimento de compreender”, diz.

Mesmo que o adolescente não fale sobre o assunto, é importante que exista o diálogo. “Escute o que ele já sabe, questione, é importante falar a verdade, explicar que é um jogo perigoso”, explica.

Mais Lidas