Connect with us

Polícia e investigação

Fiscalização flagra roubo de água em propriedades de Piranhas e Olho D’Água do Casado- AL

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

Uma operação desencadeada pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) flagrou, nesta quinta-feira (16), furto de água em propriedades dos municípios de Piranhas e Olho D’água do Casado, no Sertão de Alagoas.

Em uma chácara foi encontrado um registro de controle de água sem o hidrômetro. O proprietário apareceu no local mostrando as contas de água pagas, mas foi orientado a instalar o medidor. Em outra, havia uma ligação de água sem hidrômetro. O proprietário desta vez não apareceu para falar com a equipe da Casal.

Em outro ponto um caminhão-pipa com placa de Sergipe foi parado pela fiscalização e o motorista disse que havia abastecido o carro numa estação de tratamento da Casal, mas os técnicos não encontraram os dados do caminhão na relação dos pipeiros autorizados a realizar o procedimento.

Já em Piranhas, o pasto verde em pleno Sertão que sofre com a seca chama atenção para irregularidade do furto de água. Na mesma fazenda a equipe de fiscalização encontrou várias ligações de água irregulares. Canos abasteciam um sistema de irrigação onde havia criações de gado e de aves.

A água furtada enche um açude inteiro puxada por bombas instaladas em diferentes pontos da propriedade. Os técnicos encontraram o ponto de onde a água é retirada e fizeram um teste com reagente comprovando a suspeita de furto da água da tubulação da Casal.

"Essas perfurações são intencionais e beneficiam alguém. Por outro lado, elas também prejudicam a população de cidades que ficam sem a água que foi desviada", relata o vice-presidente da Casal, Francisco Beltrão.

Em outra localidade, a equipe da Casal havia mapeado um desvio de água em frente a um motel, mas a ligação clandestina já havia sido desfeita. Já em outra propriedade o hidrômetro havia sido violado, ou seja, não contava o consumo.

No município de Olho D´água do Casado, mais uma ligação clandestina de água foi encontrada em um motel. Os técnicos descobriram que a tubulação da nova adutora foi perfurada bem em frente ao estabelecimento. A mancha no asfalto refeito indica o caminho do desvio da água.

A Casal vai tentar identificar os responsáveis e notificá-los para responderem criminalmente pelo furto de água.

Mais Lidas