Connect with us

Entretenimento

Jeremoabo: Dia da Consciência Negra conta com participação das escolas municipais

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

O Dia da Consciência Negra em Jeremoabo foi celebrado neste último sábado, 30 de novembro, com uma passeata pelas ruas da cidade, que contou com a participação de entidades representativas das comunidades quilombolas, escolas do município como o Colégio Municipal São João Batista, Escolas Reunidas Coronel João Sá, Escola Evaristo Cardoso Varjão e a escola José Nolasco que fizeram bonito, cada uma contribuindo para o engrandecimento do evento. A Faculdade AGES de Jeremoabo teve um papel importantíssimo, trazendo seus alunos do curso de História para o evento e ajudando na realização do mesmo.

O evento foi realizado pela Secretaria de Educação, de acordo com a Lei Municipal 483, de 14.11.2014 e contou com a participação de entidades de defesa dos direitos povo afrodescendentes. O Poder público municipal é obrigado, pela lei, a INCLUIR no calendário a data como evento do município e este está autorizado, caso seja necessário, a contribuir com possíveis despesas decorrentes com a execução desta lei.

Mesmo sob um forte sol, as pessoas entoaram cânticos e em protestos aos recentes fatos discriminatórios que ocorreram no país, houve uma concentração em frente à Praça Coronel Antonio Lourenço, local onde antes era o mercado municipal, em que negros escravos eram vendidos.

Foi lembrado que a história de Jeremoabo se fundou principalmente com a vinda de vários escravos e que esta herança não é conhecida ou valorizada.

Mais tarde, na Câmara de vereadores, a cerimônia da Audiência Pública contou com a presença de diversas autoridades. Além do prefeito Deri, estiveram presentes os Secretários de Infra-estrutura Tistinha, Secretário de Meio-ambiente, Valadares Farias Neto, Secretária de Educação Mônica Damascena, Secretária de Assistência Social Tatiane Varjão bem como do vice-prefeito Lula de Dalvinho, da primeira dama e vereadora Albertina, do presidente da Câmara de vereadores Benedito José dos Santos, dentre outras personalidades.

Para abrilhantar a festa houve a apresentação do grupo de pífanos da comunidade Juazeiro dos Capotes, declamações de poesias e reflexões sobre a importância desta data.

A realização e organização foi feita pelo departamento de Cultura, sob responsabilidade da Professora Ana Rosa, da coordenação pedagógica sob responsabilidade de Ana Sandes e da ASCOM.

 

Prefeitura de Jeremoabo

Construindo com a vontade do povo.

Mais Lidas