Connect with us

Entretenimento

Paulo Afonso: Caminhadas e serviços são realizados em alusão ao Dia Mundial da Diabetes

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

Celebrado em todo o mundo, o 14 de novembro é o Dia Mundial de conscientização do Diabetes. A doença atinge milhões de pessoas e um dos fatores para a ocorrência é a alimentação. Em Paulo Afonso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realizou caminhadas e serviços com o intuito de sensibilizar e oferecer cuidados acerca da doença.

No Centro, a caminhada teve concentração na Igreja Nossa Senhora de Fátima e seguiu em direção à Praça das Mangueiras. No Bairro Tancredo Neves, saiu do PSF Padre Lourenço em direção à Praça CEU.  A secretaria ofertou ainda palestras educativas, aferição de pressão, glicemia, parte odontológica e avaliação do pé diabético.

“Estamos com duas unidades de saúde aqui no Centro, a da Rua do Sol e Nossa Senhora de Fátima, e mais duas no Bairro Tancredo Neves, onde as atividades estão sendo realizadas na Praça CEU. É um momento de conscientização e prestação de serviço”, afirma a coordenadora do projeto, Fabíola.

Ela explica que durante todo o ano, a equipe da saúde entrega o óleo que ajuda a hidratar a pele e assim evitar lesões, um problema para quem é diabético. “Um diabético com a pele ressecada é mais fácil de se romper. E o nosso trabalho consiste em cuidar do pé desse público, tendo em vista que na Bahia aumentou os casos de amputação”, aborda a coordenadora.

O morador Otacílio Lima de Melo é paciente da rede municipal de Saúde. Para ele, o acompanhamento é de extrema importância. “Esse é projeto é de muita valia para nós que temos a diabetes. Com o acompanhamento, hoje em dia, tenho uma excelente qualidade de vida”, enfatiza. Após descobrir a doença, ele relata que mudou os hábitos. “É preciso compreender essa nova mudança. Mudei meus hábitos alimentares, comecei a fazer caminhada, usar os remédios e, acima de tudo, ter controle das minhas taxas”, finaliza.

Mais Lidas