Ascom/PMPA Campanha Agosto Lilás

Uma série de atividades movimentou os pacientes que aguardavam atendimento nesta quinta-feira (15), na Secretaria Municipal de Saúde. As ações fazem parte da campanha Agosto Lilás, pelo fim da violência contra mulher, onde foram realizados testes rápidos de HIV, sífilis e glicemia, vacina contra hepatite e tétano, aferição de pressão arterial e esclarecimentos sobre hanseníase.

De acordo com o superintendente de ações em saúde, Adonel Júnior, o evento celebrou também o Dia Nacional da Saúde, comemorado em 5 de agosto. As atividades acompanhadas pelas assistentes sociais da secretaria, contaram com a parceria da Escola de Formação Técnica Josefa Gomes (Efotej) e da Operação Ronda Maria da Penha.

A palestra ministrada pela subtenente Elisângela Souza, comandante da Operação Ronda Maria da penha em Paulo Afonso, trouxe esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha, nº 11.340/06, que completa 13 anos de criação. A comandante falou sobre as diversas formas de violência praticadas contra o público feminino, como: física, psicológica e patrimonial, e explicou como as mulheres podem utilizar as ferramentas disponíveis para garantir seus direitos.

Decretada pelo Congresso Nacional e sancionada em 7 de agosto de 2006, a Lei Maria da Penha é considerada pela Organização das nações Unidas (ONU) como uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência contra as mulheres.