Connect with us

Entretenimento

SESC Ler abril temporada do Sonora Brasil nesta segunda-feira (01)

Avatar De Chicosabetudo

Publicado

em

Com o intuito de formar plateia e ampliar a sensibilidade artística, o Sonora Brasil é um projeto da rede SESC (Serviço Social do Comércio) que difunde as mais variadas manifestações musicais através de apresentações abertas a toda a população. Na noite desta última segunda-feira (01), no auditório do SESC Ler, foi a vez de Paulo Afonso (BA) receber a primeira apresentação da nova temporada.

Para a abertura do Circuito 2015/2016 do projeto, tematizado como “Sonoros Ofícios – Cantos de Trabalho”, o grupo Destaladeiras de Fumo de Arapiraca se apresenta com o Nelson Rosa, grande mestre de coco de roda reconhecido como patrimônio vivo do estado de Alagoas. Tem alguma dúvida de que estaremos diante de uma verdadeira aula sobre cultura popular?…

(Foto Divulgação)

(Foto Divulgação)

Por mais de cinco décadas, o cultivo de fumo foi a principal atividade econômica. As mulheres trabalhavam horas a fio sentadas no chão dos “salões de fumo”, destalando e selecionando as folhas ao som de cantigas entoadas para espantar o sono durante as madrugadas. Na apresentação do grupo alagoano, o repertório explora canções entoadas nessa rotina laboral.

Por Marcos Pinheiro / Circuito PA

Continuar lendo

Mais Lidas