publicidade
Bahia, quinta-feira, 21 de agosto de 2014 dolar comercial do dia R$ 2,253 28° 18°
Concurso: 162826 - 29 - 34 - 38 - 50 - 60Sorteio: 20/08
Visualizações

Termina a greve da Polícia Militar da Bahia

Os policiais militares grevistas decidiram encerrar a greve da corporação, na noite deste sábado (11), após realizar uma assembleia na sede do Sindicato dos Bancários, no centro de Salvador. A paralisação teve início no dia 1º.  A informação foi confirmada pelo governo do Estado da Bahia. Cerca de 150 pessoas participaram do ato.

De acordo com a assessoria de imprensa do governo do Estado, os manifestantes não apresentaram nenhuma contraproposta ao governador Jaques Wagner. Com isso, ficou mantido o aumento de 6,5% nos salários, e mais uma gratificação por trabalho policial gradativa até 2014.  Não haverá anistia aos policias detidos.

Em declaração ao R7, um policial militar que não quis se identificar informou que a decisão foi tomada em respeito aos colegas que atuam no interior do Estado.

- Na verdade, a categoria se sensibilizou com o pessoal do interior, que estava sendo pressionado pelo alto escalão da PM. Foi mais racional e mais inteligente a suspensão da greve.

De acordo com o policial, que disse ter acampado desde o início da greve na Assembleia Legislativa, em Salvador, diz que o batalhão da capital baiana sofreu pressão “por todos os lados”.

Ainda segundo ele, não houve contrapropostas relevantes e definitivas sobre o corte de ponto e a anistia dos policiais grevistas. 

Na assembleia de ontem, convocada pela Aspra (Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares), os grevistas decidiram não mudar as reivindicações definidas na noite anterior e agregaram um pedido de anistia aos PMs que se mantêm parados.

Comando da PM

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, Alfredo Castro, 85% do efetivo policial voltou a trabalhar em Salvador e na região metropolitana ontem e 80% já estava nas ruas no interior. Para ele, na maior parte do Estado, o policiamento é “normal”.

O coronel admite ainda haver áreas com carência de policiais na Bahia. Ele citou a área do Subúrbio Ferroviário e o bairro de Cajazeiras, em Salvador, a região sul do Estado e o município de Paulo Afonso, no norte baiano.

- Nesses casos, temos o reforço de tropas de reserva, como o Choque, e de unidades especializadas, como a da Caatinga. Ele ressaltou que o Exército continuará reforçando o policiamento ostensivo no Estado “até que a sociedade se sinta segura”.

Em Salvador, as escolas da rede estadual e na maioria da rede particular funcionaram normalmente na sexta-feira. Nas da rede municipal, as aulas estão canceladas até que a greve seja oficialmente concluída.

O comércio também abriu as portas, apesar de o fluxo de clientes ainda ser menor que o normal – de acordo com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Bahia, o prejuízo acumulado no comércio no Estado passa dos R$ 500 milhões.

Informações do R7

10 comentários

  1. vai ter paralisação no carnaval se o governado n der o q a pm merece. EU SEI DISSO .

  2. CHICO COLOCA O VIDEO DA PM DO RIO DE JANEIRO EXPULSANDO A GLOBO,FOI OTIMA A RESPOSTA DADA A ELES!!

  3. Glauco OLivereia do Nascimento

    1. Para um pais que tem na união 513 deputados federais, com um custo médio de gabinete em torno de 500 mil, um senado com 81 membros custando algo entorno de 550 mil, 26 estados mais o DF, possuindo uma casa legislativa cada, 5564 municípios, com uma casa legislativa em cada, sem contar o judiciário, e o executivo em cada ente federado, possuindo “N” números de CC´s em vários escalões, é pedir demais fixar um salário base de 4.000,00 reais. Qual a justificativa pra a não valorização e a não aprovação de um salário base (PEC300).

    Alguns possuem importantes cargos, mas outros como o caso dos policiais, possuem uma importante missão, que é o manutenção de um estado como ente social de transformação democrática.

    Quer saber se uma classe é ou não importante, basta retirar ela da atuação social, assim sem vereadores e deputados o país não deixa de andar, mas retire um professor, um médico ou um policial do seio social, o caos social reinaria. Quer outra prova, qual a resposta imediata que os membros do legislativo dão a sociedade em um crime, desastre, ou calamidade pública, mas retire um bombeiro em fazer as buscas de salvamento, ou um médico de prestar socorro a um ferido, ou um policial em reprimir um assalto.

    Para terminar carga horária é direito inerente ao ser humano, e o Brasil como signatário do pacto de San José da Costa Rica deveria, ou melhor tem o dever de definir carga horária, para todos em território nacional. Note que o pacto foi celebrado em 69 ratificado em 92 e até hoje carece ser aplicado as policias.

  4. Valter Mário

    Depois da tempestade vem o “Rabecão” recolhendo os pescoços dos lóderes. Será apurado em PAD (aquele que demite o servidor). E agora ….? sua vida na PM vai complicar. Agora eu quero ver se você é esse cara todo. Boa sorte….

  5. Inda bem que acabou pq ni Salvador ja morreram mais de 100 pessoas fora que mataram um ex policial ali na loterica

  6. Sinto muito pelos companheiros que queriam e não conseguiram seus objetivos, pois os lideres grevista começaram de forma errada onde não poderiam ter ido pra AL, o que deveriam ter feito era se aquartelar, assim como todo estado do Ceará, de forma pacifica, levaram seus familiares pros quartes pois toda viatura de chegavam os familiares secavam os pneus, sem rasgar como fizeram na Bahia, toda sociedade cearense apoiou as revindicações da PMCE, esse foi o grande erro da policia da baiana, espero que outras não cometam também.

  7. PAULOAFONSINA

    É uma pena que mais uma vez os maus policias tenha manchado uma causa tao justa,

  8. Fico feliz que tenha terminado a greve e triste ao mesmo tempo pois tenho consciência da necessidade que nos temos dessa força policial e a tristeza é por essa ação tao legitima ter se tornado um a ação politiqueira e de má fé.\MAS ESPERO QUE WAGNER MALVADEZA VALORIZE A POLICIA.

  9. mais esses deputados vagabundos que nao fazem nada almentam o salario deles qnd querem e em qnts por cento querem de aumento,e assim msm no brasil quem trab nao tem valor nao,so tem valor o bandido,começando por eles em brasilia,sou civil mas estava torcendo por vcs,por que estou vendo resutados por parte da pm de p.a comtinuem assim que sei que vcs tem apoio da nossa populaçao.que deus esteja com todos vcs.

  10. Observadora.

    Graças a Deus, a greve acabou!! saí hoje a noite no meu carro devagarzinho ouvindo um som bem gostoso, tão tranquila, confiante, que me deu vontade de parabenizar um PM e falar do valor que ele tem. Muitos criticam-os mas nessas horas é que sabe o qto eles fazem falta à nossa segurança.Peguei o meu celular e passei a mensagem para um PM se estendendo à todos os seus colegas de profissão.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com